Rio de Janeiro, 18-03-2020.

Em razão da nova realidade mundial com o surgimento da pandemia do Coronavírus – COVID 19, trazemos algumas orientações em consonância com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e com a Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida, das quais somos filiados e Centro Acreditado.

Nossas atividades tem como foco principal a busca da gravidez, em suas variadas proposições de tratamentos que se aplicam de modo individualizado a cada paciente, seguindo o que existe de mais recente na literatura médica especializada.

Com esse espírito, temos  presente a busca de informações confiáveis para definirmos nossos passos nesse momento, aliada a novos parâmetros de segurança exigidos para intensificar os nossos controles de qualidade.

Até o momento, sociedades internacionais, como a Sociedade Européia de Reprodução (ESHRE) e a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) não reconhecem evidências de efeitos negativos ou riscos, seja para a gestante ou para o recém-nato por causa da Pandemia.

De modo diferente ao ocorrido com o surto de H1N1, que apresentava potencial de risco para as gestantes e seus bebês, o COVID-19 não demonstrou até aqui, características semelhantes, havendo relatos de casos de mulheres com teste positivo para o COVID-19 que deram à luz bebês saudáveis.

Poucos eventos, como a rotura prematura de membrana amniótica e parto prematuro não tiveram associação comprovada com a transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho.

Sobre o funcionamento da Fertipraxis

Nossas unidades (Barra e Ipanema) estão desempenhando suas atividades com algumas modificações de horários, com   espaçamento dos agendamentos e estamos atentos às recomendações locais e internacionais de saúde. Graças à facilidade do contato via redes sociais, estamos conseguindo manter todos informados.

Numa pandemia, as decisões podem ir mudando e se aperfeiçoando ao longo dos dias, muitas vezes definidos outros critérios por novos fatos, seja no país, na região, na cidade ou até nos nossos bairros.

Assim, para os que já se encontram com agendamento ou em estímulo hormonal para tratamento de reprodução assistida, seguimos em frente, apenas postergando a transferência dos embriões, optando pelo congelamento de óvulos e embriões, individualizado cada caso.

As transferência embrionárias já devidamente agendadas e em finalização , cumprirão as datas acertadas.

Se você quer marcar uma consulta, entre em contato conosco para uma orientação adequada ao seu caso.

Para as transferências de embrião já congelado, com ciclos de preparação a serem iniciados, estamos   sugerindo aguardar um pouco, por prevenção.  

Orientações gerais
 
Como orientações gerais, recomendamos o que a Organização Mundial da Saúde e nosso próprio Ministério da Saúde preconiza:
. lavar frequentemente as mãos com água e sabão e soluções alcoólicas;
. em caso de tosse e espirro, cubra a boca e o nariz com lenços de uso único ou a parte interna dos cotovelos, lavando as mãos imediatamente;
. não compartilhar utensílios pessoais como lenços, talheres e toalhas.
• Se você tem coriza, gripe, febre ou qualquer sintoma gripal, solicite um contato  com um de nossos médicos, antes de um agendamento.
• Atenção se você veio do exterior ou teve contato com alguém suspeito ou confirmado de COVID-19, se prepare para uma quarentena adequada.

Por fim, sigamos com calma. Não desejamos que se repitam experiências como as do H1N1 ou do zika vírus, quando muitos pacientes esperaram e o tempo de sua fertilidade natural passou.

Queremos o melhor para o seu projeto familiar e vamos  trabalhar juntos com moderação e segurança para tanto.
Contem conosco .

Nota conjunta SBRA/ REDLARA
https://sbra.com.br/noticias/reproducao-assistida-e-covid-19-nota-conjunta-sbra-e-redlara/