Hoje, muitas mulheres adiam a maternidade. Seja pela carreira profissional, à espera de um relacionamento estável ou por alguma doença, entre outros fatores, essa decisão pode dificultar uma futura gestação. Por esse motivo, o congelamento de óvulos tornou-se um método mais difundido.

Trata-se de um procedimento simples, em que os óvulos são congelados em alta velocidade, o que reduz os danos. Segundo especialistas em reprodução humana, a recomendação é o congelamento de até 20 óvulos, que é reserva suficiente para uma gestação.

Método que ajuda a preservar a fertilidade, o congelamento de óvulos é muito indicado para mulheres que passarão por quimioterapia e radioterapia ou que sofrem de menopausa precoce. Também é indicado para mulheres acima de 35 anos de idade e que desejam engravidar futuramente.

Não há uma idade máxima para a retirada dos óvulos para o congelamento. No entanto, a mulher que opte pelo método deve ter ciência de que passar pelo procedimento depois dos 40 anos vai resultar no congelamento de um óvulo mais velho, que pode não se tornar um embrião.