Estamos vivendo um momento complicado com o coronovaírus  e é normal as preocupações que estamos tendo. Mas é fundamental também termos calma e buscarmos informações de fontes confiáveis para esclarecermos todas as nossas dúvidas. E uma bem comum que tem chegado aqui no macetes é: grávidas devem se preocupar com o coronavírus?

Quem responde essa dúvida pra gente, é nosso colunista, o Dr. Roberto de Azevedo, médico obstetra e ginecologista. Confira!

COVID 19: Grávidas devem se preocupar mais com o Coronavírus?

O novo coronavírus está causando pânico em todo o mundo, mas em tempos de pandemia a primeira coisa que devemos fazer é manter a calma. Diante que temos vivido nesses dias, é compreensível que as mulheres grávidas fiquem preocupadas, já que a gestação altera a imunidade da mãe. Contudo, até o momento, baseado em dados publicados pela Itália e China, ao que tudo indica, os riscos em relação ao vírus que essas mulheres sofrem é o mesmo que as não grávidas, e todas devem se proteger seguindo as recomendações gerais: só sair de casa em casos de emergência, lavar as mãos com frequência e evitar contato com pessoas que apresentem sintomas de gripe.

Como este é um vírus muito novo, estamos apenas começando a aprender sobre ele, portanto, as orientações serão mantidas sob revisão regular à medida que novas evidências forem surgindo. Embora os dados disponíveis sobre o impacto do vírus sejam ainda limitados, os estudos mostram que mulheres grávidas não parecem ser mais suscetíveis às consequências do coronavírus do que a população em geral, como dito anteriormente.

Leia também: entenda sobre o coronavírus

De acordo com publicações recentes, não há evidências de que a covid-19 aumente o risco de aborto espontâneo ou de malformações fetais. Até o momento não foi comprovada a transmissão através da placenta para o bebê. No entanto, uma série de casos na China mostrou associação entre a infecção pelo covid-19 e o trabalho de parto prematuro. Quanto à evolução da infecção na gestante, espera-se que a grande maioria das mulheres grávidas sofra apenas sintomas leves ou moderados, compatíveis com uma gripe comum.

Também ainda não há evidências o vírus possa ser transmitido pelo leite materno. Não existe nenhum caso confirmado de transmissão vertical, portanto, a amamentação está sendo recomendada até para imunizar o bebê contras outras viroses.

O principal, neste momento, é seguir as orientações do Ministério da Saúde quanto aos cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Se cada um de nós fizer a sua parte, vamos diminuir a proliferação da doença e estagnar essa pandemia. Cuidem-se!

Confira a matéria publicada em: https://www.macetesdemae.com/coronavirus-gravidas-devem-se-preocupar/