Quando a técnica de fertilização in vitro e de congelamento de óvulos surgiu, muitas mulheres passaram a acreditar que seria possível engravidar a qualquer tempo e hora. Este pensamento virou quase um mito para aquelas que decidiram ser mães mais tarde.

Embora a ciência e a tecnologia registrem inúmeros avanços significativos, é preciso divulgar que a gravidez após os 40 anos não é algo simples. Muitas mulheres desconhecem que os óvulos envelhecem e isso se reflete diretamente no sucesso de uma fecundação e gravidez normais.

Segundo pesquisa, uma mulher com 40 anos ou mais tem apenas 10% de chances de engravidar de forma natural. Com a ajuda da medicina, esta chance sobre para apenas 20%. Já uma mulher com menos de 30 anos tem, respectivamente, 30% e 60%, o que comprova como a idade faz diferença.

E a maioria das mulheres que procuram auxílio para conseguir engravidar já chegaram aos 40 anos. Portanto, adiar a gravidez é uma opção e um direito, mas é preciso pensar, sim, no congelamento de óvulos bem mais cedo, mesmo que a ideia da gravidez ainda não tenha sido elaborada completamente.