fertilizacao-in-vitro 0 0Para muitas mulheres, o tratamento de fertilização in vitro (FIV) se torna mais difícil devido à ansiedade. Se não bastasse a rotina de consultas, exames, injeções diárias para estimular a ovulação, os efeitos colaterais dos hormônios e ainda o alto investimento financeiro, a mulher precisa lidar com toda a expectativa de ser mãe e que o tratamento seja um sucesso, o que, apesar do avanço da medicina reprodutiva, não é garantido.

Por isso, a ansiedade pelo resultado do tratamento pode ser um complicador para a mulher. Além disso, há outros complicadores. Muitas mulheres procuram o tratamento de FIV após os 35 anos, quando a fertilidade passa a sofrer um declínio. E em alguns casos, a mulher ainda pode sofrer de endometriose, doença que costuma impactar na fertilidade feminina. São fatores que podem influenciar no resultado do tratamento.

 

Para o tratamento ser bem-sucedido, a clínica de reprodução humana deve dar toda a assistência ao casal. Do contrário, complicações no procedimento podem ocorrer e resultar em uma gravidez malsucedida. E mesmo com toda a assistência, o tratamento pode não dar resultado na primeira tentativa. No caso disso ocorrer, questione os médicos sobre o que deu errado. Com os devidos esclarecimentos, novas tentativas poderão ser realizadas.