Um estudo realizado por médicos na Espanha mostrou que as chances de uma mulher de 44 anos engravidar por meio de fertilização in vitro usando seus próprios óvulos não congelados são de apenas 1,3%. Entre as mulheres de 38 e 39 anos, a chance é de 24%.

Devido a essa conclusão, os médicos responsáveis pelo estudo recomendam o congelamento de seus óvulos aos 35 anos para utilizá-los mais tarde. Para as mulheres com mais de 40 anos que não possuem óvulos congelados deveriam tentar engravidar com material de uma doadora.

As chances de engravidar aumentam significativamente se a mulher usa óvulos dela congelados aos 35 anos ou de uma doadora jovem. O estudo envolveu mais de 4 mil mulheres ao longo de 12 anos e deixou claro o declínio abrupto de uma mulher com mais de 40 anos engravidar.

Para mulheres entre 40 e 41 anos, as chances de engravidar com a fertilização in vitro é de 15,6%, enquanto as mulheres entre 42 e 43 anos têm 6,6%. De acordo com os médicos, muitas mulheres se iludem sobre suas chances: seja pela falta de informação ou por histórias que veem na mídia.