Especialistas da Fertipraxis explicam a relação entre a doença e a infertilidade masculina  

Os doutores Marcelo e Maria já abordaram esse tema anteriormente, mas me pediram para falar com vocês um pouquinho sobre a questão da preservação da fertilidade dos homens. Quem tem diagnóstico do câncer de próstata, pegando o gancho do novembro azul, que é mês de conscientização sobre o câncer de próstata. A primeira coisa que devemos saber é que o câncer de próstata costuma ser mais frequente em homens com mais de 50 anos e, principalmente, na faixa de 60 anos, mas algumas vezes ele acomete pacientes um pouco mais jovens, e nesses pacientes muitas vezes pode ser necessário preservar da fertilidade, congelando o seu sêmen.  

O congelamento de sêmen é muito simples e muito eficaz. O procedimento é realizado rapidamente, para isso, basta que o paciente realize sorologias e coleta dentro de um centro de tratamento medicina reprodutiva. A quantidade que pode ser congelada vai variar de acordo com a concentração e o volume de sua amostra, mas isso pode ser feito mais de uma vez em dias consecutivos. Então é bastante fácil e é bem mais barato do que congelar um óvulo.  

Em teoria, uma vez congelado e armazenado corretamente, esse sêmen pode ser usado por tempo indeterminado, sem prazo de validade. O sêmen pode ser utilizado a qualquer momento, bastando descongelar o material para uso em uma técnica de reprodução assistida. Não é preciso nenhum preparo ou material extra, ele já é congelado de modo pronto para uso.