Quando encontramos casais tentantes no consultório de reprodução assistida, uma das observações que fazemos durante a anamnese é justamente o estilo de vida. Entender como cada um escolhe viver pode ser crucial para identificar as causas de infertilidade que são completamente evitáveis e a obesidade é uma delas.
Poucas pessoas sabem que o sobrepeso pode impactar nos planos de uma gravidez e tanto a infertilidade quanto a obesidade disparam numa escalada crescente pelo mundo todo.
De acordo com a OMS, a Organização Mundial da Saúde, até 2025, as estimativas são de 167 milhões de obesos. O Atlas Mundial da Obesidade de 2022 faz uma projeção de que apenas cinco anos depois disso, ou seja, em 2030, o número poderá saltar para 1 bilhão de obesos no planeta. É muita coisa!
No Brasil, cerca de 33% das mulheres e pelo menos 26% dos homens, estão nesta condição que afeta o organismo como tudo e não diferentemente também impacta o sistema reprodutivo de homens e de mulheres.
Como o ganho de peso compromete a fertilidade?
A obesidade está relacionada com a queda de ovulação e uma resposta menos bem sucedida aos tratamentos para aumento da fertilidade.
Estudos comprovam que um IMC (Índice de Massa Corpórea) alto pode desencadear miomas de útero e na SOP, a Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo.
Complicações na gravidez, maior chance de diabetes gestacional e margem elevada de abortos espontâneos também são mais frequentes em mulheres acima do peso.
Homens e mulheres sofrem o mesmo impacto negativo?
Homens, vocês também não escapam da ameaça se tiverem o hábito de uma alimentação descontrolada e pobre em nutrientes. A obesidade masculina também implica em infertilidade. Você sabia que o excesso de gordura visceral transforma testosterona em estrógeno e ainda compromete a produção de espermatozoides? Concentração, motilidade, viabilidade e morfologia do sêmen são prejudicadas pelo excesso de peso.
Coma bem! Escolha de forma consciente e de preferência eduque as crianças pelo exemplo para que a geração futura não se depare com a infertilidade.
Leia mais sobre o assunto e decida por uma vida mais saudável.
https://fertipraxis.com.br/obesidade-pode-prejudicar-a-fertilidade-feminina/
https://fertipraxis.com.br/problemas-nutricionais-interferem-na-fertilidade-masculina/