Aexercicios realização de exercícios físicos regularmente é um importante fator para a mulher levar uma vida saudável. Além da qualidade de vida, uma rotina de exercícios físicos previne ou auxilia no tratamento de doenças. Dessa forma, profissionais de todas as especialidades médicas, incluindo, claro, a medicina reprodutiva, recomendam que a mulher se exercite com regularidade.

De acordo com estudos da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, os exercícios físicos moderados (caminhadas, corridas leves) ajudam mulheres a engravidarem mais rapidamente. Em primeiro lugar, os exercícios auxiliam na obtenção de índice de massa corporal (IMC) adequado, pois mulheres acima do peso apresentam ciclos menstruais anormais, aumento dos níveis de estrógenos (hormônios que regular o ciclo menstrual) e fertilidade reduzida.

Outras pesquisas mostram que mulheres que praticam esportes tendem a ter mais cuidados com a alimentação. Com uma dieta saudável, os benefícios dos exercícios físicos são potencializados. Em relação à redução de peso, outros benefícios são obtidos: regulação do equilíbrio metabólico e hormonal que irá proporcionar ciclos ovulatórios normais, aprimorando a fertilidade feminina e, consequentemente, aumentando as chances de gestação.

No entanto, é preciso tomar cuidado com a intensidade dos exercícios físicos. Os esportes de alta intensidade, como aqueles praticados por atletas, podem ocasionar uma redução na fertilidade por meio do bloqueio de vias hormonais importantes para os processos reprodutivos. Portanto, o excesso de atividade física pode diminuir as chances de gravidez.

Para minimizar qualquer risco para a sua saúde, faça exercícios físicos sob a orientação de um profissional de educação física para que sejam obtidos os máximos benefícios para a saúde em geral e a saúde reprodutiva.