Tumores benignos de tecido muscular presentes no útero, os miomas uterinos surgem quando uma única célula muscular na parede do útero se multiplica e cresce formando um tumor benigno. Dependendo do tamanho e da localização, os miomas podem afetar a fertilidade da mulhermiomas que estão dentro da cavidade uterina (submucosos) ou miomas muito grandes (maiores que 6cm de diâmetro) no interior da parede do útero são exemplos disso.

Mas embora cerca de 5% a 10% das mulheres inférteis têm miomas, a maioria das mulheres com miomas não terão problemas com infertilidade. No caso, os especialistas em reprodução humana afirmam que outros problemas ligados à infertilidade devem ser descartados antes de o mioma ser considerado o fator principal. Para isso, as mulheres com miomas e seus parceiros devem passar por uma cuidadosa avaliação.

Formas como os miomas uterinos podem reduzir a fertilidade da mulher:

– como os miomas podem alterar a forma do colo do útero, tais mudanças podem afetar o número de espermatozoides que entram no útero;

– os miomas também podem alterar a forma do útero e, consequentemente, interferir com o movimento do esperma ou do embrião;

– as trompas de falópio podem ser bloqueada pelos miomas;

– os miomas podem afetar a dimensão do revestimento da cavidade uterina;

– o fluxo sanguíneo para a cavidade uterina pode ser afetado pelos miomas e isso pode reduzir a capacidade de um embrião de aderir à parede do útero para se desenvolver.