A Endomarcha chama a atenção do mundo para a doença que atinge uma em cada 10 mulheres e é uma das principais causas da infertilidade feminina 

Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose (Million Women March for Endometriosis), acontecerá no dia 30 de março, em mais de 70 países.  Será o  6º ano no Brasil, desta vez com a participação de 20 cidades no evento que irá reunir mulheres portadoras da doença, familiares e profissionais da saúde que lutam por atendimento digno e políticas públicas que facilitem o diagnóstico e o tratamento da Endometriose. Estima-se que 200 milhões de meninas e mulheres sejam atingidas pela doença em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é que esse número seja superior a 6 milhões de portadoras. Além disso, estima-se que 40% das mulheres com endometriose apresentem problemas de infertilidade. 

“O diagnóstico precoce é a principal arma para evitar o avanço da endometriose. A infertilidade, normalmente, ocorre quando as trompas são afetadas, impedindo a chegada dos espermatozoides; quando os processos de ovulação e implantação do embrião passam a ser afetados por questões hormonais e o diagnóstico é tardio; e alterações imunológicas que podem, inclusive, provocar abortos espontâneos e precoces”, destaca a Doutora Maria do Carmo Borges, diretora da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e Presidente da REDLARA – Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida. 

Veja a matéria na íntegral
https://portalgiro.com/rio-de-janeiro-esta-lista-das-cidades-que-vao-participar-da-marcha-mundial-da-endometriose/