O medicamento para diabetes pode ajudar mulheres que sofrem com a SOP
20% das mulheres que sofrem com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) têm como um dos principais sintomas, a dificuldade de engravidar por causa da disfunção ovariana. No entanto, recentemente, foi publicado estudos científicos afirmando que os remédios para diabetes poderiam ajudar as mulheres durante o tratamento com a SOP.
Em uma reportagem para o portal Papo de Mãe, a Drª Maria do Carmo, explicou mais a fundo a Síndrome do Ovário Policístico e os seus principais sintomas.
Síndrome do Ovário Policístico
A dificuldade para engravidar por causa da doença
Durante a entrevista, a Drª Maria do Carmo, explicou que a dificuldade de engravidar acontece por causa da diminuição dos ciclos ovulatórios e os ovários apresentam pequenos folículos (pode acontecer de ter mais de 10-12 em cada ovário). A dotura disse que essa alteração pode ainda aumentar as possibilidades de complicações de uma gravidez, determinando abortamentos espontâneos, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.
As mulheres com SOP apresentam uma dificuldade na metabolização da glicose (fonte de energia das células), fazendo com que a necessidade de produção de insulina pelo pâncreas aumente e que, por outro lado, ocorra a diminuição na produção de hormônios sexuais pelo fígado.
O tratamento
De acordo com a médica, diretora e especialista em reprodução aqui na Fertipraxis, os medicamentos para diabetes tipo 2 podem ajudar durante o tratamento da SOP. Segundo a Dra. Maria do Carmo uma paciente de SOP e com hiperinsulinemia pode não ser diabética, mas se beneficia de efeitos de correção do metabolismo no fígado e na produção dos androgênios pelos ovários.
Outros posts sobre reprodução assistida, gestação e cuidados:
Novos tempos: entenda o papel da reprodução assistida na sociedade
Resoluções sobre Reprodução Assistida são satisfatórias, diz Dra. Maria do Carmo
Criopreservação e a reprodução medicamente assistida, o que precisamos saber?
Vacinação e Gravidez em tempos de pandemia
Veja a reportagem completa em: Portal Papo de Mãe