Por Dr. Roberto Antunes

Os casais tentantes, que buscam engravidar sem sucesso há mais de um ano, devem procurar um especialista em Reprodução Humana e investigar se há algum problema com a mulher, com o homem ou com os dois.
Se a mulher tem mais de 35 anos, então, esse tempo para buscar ajuda especializada reduz para 6 meses. Se já passou dos 40 anos, o ideal é que o casal que quer engravidar já busque de imediato o auxílio do médico especialista em Reprodução Assistida.


Uma vez diagnosticado um problema e sua causa o médico vai orientar o casal sobre o tratamento mais adequado e explicar como funciona cada um deles e as chances de sucesso para uma futura gravidez.

 Aqui no blog você se familiariza com esses tratamentos e conhece um pouco mais sobre as técnicas usadas pela medicina reprodutiva. 


Quando o tratamento de reprodução é indicado?


As indicações clássicas para a indicação de um tratamento de reprodução estão ligadas a doenças do casal relacionadas a algum gene que possa ser identificado. Ou então, casais em que o fator masculino é determinante como queda na produção de espermatozoides ou um fator tubário no caso das mulheres. 


Outra indicação a ser considerada, são aquelas pacientes com endometriose, principalmente as pacientes com estágio mais adiantado da doença que obstrui uma ou as duas trompas.


A partir do diagnóstico médico e pacientes decidem pela melhor abordagem e iniciam o tratamento que pode representar a realização da tão desejada gravidez.

Para mais informações consulte os links abaixo:


Fertilização in vitro: ansiedade durante o tratamento é normal?
Você sabe a diferença entre inseminação intrauterina e a fertilização in vitro?

Gestação gemelar: morte do filho de Cristiano Ronaldo é raro em tratamentos de fertilização