A fragmentação do DNA espermático é uma condição em que os espermatozoides sofrem alterações, liberando alguns fragmentos do DNA no sêmen. Esse problema pode acontecer em alguns espermatozoides, não afetando os que continuam saudáveis. Muitas pessoas perguntam sobre o tratamento e as causas dos homens que tem aumento da fragmentação do DNA espermático. Esses pacientes podem se beneficiar através do tratamento com agentes antioxidantes, como a coenzima Q10, DHA (ácido docosaexaenoico), metilfolato, ácido fólico e vitamina C e E, antibióticos e anti-inflamatórios antes de se submeter ao tratamento de reprodução assistida.

Para melhorar ou até mesmo resolver a questão da fragmentação, é necessária uma decisão de mudança no estilo de vida. Um ponto muito importante nos pacientes que têm aumento dessa fragmentação é tentar detectar se existe a possibilidade de mudar o estilo de vida porque as causas mais frequentes de aumento de fragmentação é a obesidade, pacientes que fumam ou que ingerem muito álcool. Se essas pessoas conseguirem adotar medidas mais saudáveis é possível resolver ou pelo menos melhorar a questão da fragmentação do DNA espermático.

O exame que vai detectar a fragmentação do DNA espermático, complementa o espermograma e deve ser realizado quando o casal apresenta dificuldades para engravidar, sofrendo abortos precoces de repetição. Porém, existem controvérsias para aqueles pacientes que tem fragmentação e não tem como resolver com os tratamentos clínicos se há ou não necessidade de o médico pegar o espermatozoide diretamente do testículo ou se pode utilizar parte do ejaculado e submetê-lo a algumas provas para diminuição da fragmentação, na hora da seleção, pois para o exame vai dar um diagnóstico preciso. O paciente tem que manter abstinência sexual entre 2 a 7 dias antes do procedimento que é onde vai ser possível analisar as possíveis causas do problema e assim, avaliar a melhor conduta

Saiba mais as causas da infertilidade masculina clicando aqui