Por Dr. Marcelo Marinho 

Na infertilidade conjugal, é comum a impressão que muitas pessoas têm de que as mulheres são as grandes responsáveis pela infertilidade do casal. Isso vem de muitos anos atrás, onde era a responsabilidade da mulher a gestação e educação dos filhos e cuidar da casa, o que não faz muito sentido nos dias de hoje. 

Nós temos insistido no ponto de que os homens, de uma maneira isolada e relativa, são identificados como os causadores da infertilidade do casal em até 30% dos casos. É o mesmo percentual que identificamos as mulheres como únicas causadoras da infertilidade. Nos demais casos a gente vai ter causas atribuídas tanto a homens como a mulheres, de uma maneira associada.

Outro ponto muito importante que a gente sempre tem insistido é a grande necessidade de se fazer um diagnóstico individualizado e toda vez que nós conseguimos nos aproximar mais de um resultado acerca da infertilidade do casal, nós vamos ter, então, maiores possibilidades de acerto e de um resultado positivo.  

Existem vários tratamentos que podem ser utilizados para que o sonho do casal, como a fertilização in vitro, se realize. E para que a melhor escolha seja feita, é necessário que um diagnóstico seja feito de maneira adequada. 

Para saber mais sobre as causas de infertilidade do homem e da mulher, acesse: https://fertipraxis.com.br/os-sinais-da-infertilidade-do-homem-e-da-mulher/