Exame é o primeiro a ser feito para entender infertilidade do casal

Não são apenas as mulheres que precisam passar por exames para identificar as causas da infertilidade em casais. Na verdade, durante essa investigação, os primeiros testes pedidos são para analisar, detalhadamente, as características do gameta masculino, através do espermograma

Para explicar como funciona o espermograma na identificação da infertilidade, o Portal Bebê ouviu o ginecologista e obstetra Roberto de Azevedo Antunes, diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA). Ele esclareceu que o espermograma é realizado por meio da coleta do sêmen obtido, na maior parte dos casos, através da masturbação.

Os médicos lembram que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma orientação para que o homem fique, de dois a sete dias, em abstinência sexual antes da coleta do sêmen, para que seja possível fazer a análise dos espermatozoides por meio do exame.

O Dr. Roberto alerta para o fato de que, quando os homens têm parâmetros seminais alterados, a sua influência na infertilidade do casal é tão relevante quanto a de fatores tubários e ovulatórios, apresentados pelas mulheres. Para além da análise do porquê em relação a incapacidade de engravidar, o espermograma pode ajudar no diagnóstico de outras condições masculinas.

Veja mais sobre fertilização in vitro em:

Junho: mês de conscientização da infertilidade

Qual a diferença entre Reprodução Assistida e fertilização in vitro?

Para ler a reportagem completa, basta acessar o link: Portal Bebê