Diagnóstico preciso é fundamental para a indicação do melhor tratamento
Por Dra. Maria do Carmo
A pesquisa de problemas de fertilidade no homem passa por uma boa anamnese, ou seja, logo na primeira consulta o médico tem que conhecer o histórico detalhado do paciente, medicações que possa eventualmente utilizar, tipo de trabalho, stress, situações que possam ser nocivas no ambiente de trabalho, no tipo de trabalho específico dessa pessoa, consumo de cigarro, álcool, drogas ilícitas eventuais, tudo isso o médico tem que saber para avaliar as condições dessa pessoa e eventuais predisposições que podem ter levado à infertilidade.
O casal deve estar junto na primeira consulta
Hoje os casais buscam ajuda juntos, então é muito interessante e é muito importante essa consulta dos dois. Atualmente, já se sabe que a responsabilidade pela infertilidade do casal pode ser tanto do homem quanto da mulher.
Exames mais indicados
Basicamente, todo mundo fala espermograma, o espermograma é o exame que se faz com o ejaculado do sêmen, para ver os parâmetros de volume, PH, liquefação, número de espermatozoides, tipo de motilidade e morfologia. A melhor avaliação é a que chamamos de Kruger.
Um valor normal são 4% dos espermatozoides, frequentemente essa porcentagem costuma assustar os homens, quando veem um número assim em 200 espermatozoides contados. O espermograma quando tem alterações deve ser repetido, em um período de 30 até 90 dias, para se ter ideia de qual é realmente a situação. A melhor solução é sempre conversar com o médico.
Os riscos do excesso de testosterona
É muito importante que hoje, os homens que frequentam as academias, que por algum estresse ou disfunção que tenha na ereção, faz o uso de testosterona, que é algo que pode causar azoospermia (ausência do número de espermatozoides no ejaculado).
Por isso, é importante termos dosagens hormonais do FCH, do LH, estradiol, testosterona, hormônios gerais da hipófise sobre o testículo e a resposta testicular. Outros exames genéricos como cariótipo e pesquisa de microdeleções do cromossomo Y, devem ser solicitados, principalmente as microdeleções, quando se tem um número muito baixo ou ausente de espermatozoides.
Conheça mais sobre os tipos de tratamentos e prevenção clicando nos links abaixo.
https://fertipraxis.com.br/quando-um-casal-deve-recorrer-aos-tratamentos-de-reproducao-assistida/